Informativo 28/01
BRASIL
A semana termina com uma agenda carregada no Brasil, com dados de emprego pela pesquisa PNAD de novembro, às 09h00, com expectativa de recuo para 11,7%. Às 09h30, o Banco Central divulga relatórios de estoque de crédito e inadimplência. No mesmo horário, o presidente Jair Bolsonaro participa de evento no Planalto. O ex-presidente Lula concede entrevista para uma rádio do Pará ao meio-dia. Às 14h30, o Tesouro divulgará o resultado primário do Governo Central, seguido de coletiva com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Antes do PCE, às 10h30, e monitorando tensão na Europa, o Índice Dólar DXY avançava 0,08%, rondando o maior patamar desde julho de 2020. Petróleo Brent subia 0,48%, cotado a US$89,77 por barril.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira que a Rússia não quer guerra e que as propostas de negociação recebidas dos Estados Unidos, ainda sob análise, são melhores que as da Otan. Ontem, porém, agências relataram envio de unidades médicas russas à fronteira com a Ucrânia, indicando maior prontidão para um conflito.
**Importante reforçar que a Topo Invest tem o objetivo de informar seus clientes, as fontes de notícias citam partidos políticos e assim são repassados, sem viés, sem distorção.
MERCADOS INTERNACIONAIS
Estados Unidos: Futuros americanos estáveis no início da sexta-feira, impulsionados por um salto nas ações da Apple, já que Wall Street parece encerrar uma semana volátil.
News: O Fed indicou na quarta-feira que provavelmente aumentará as taxas de juros pela primeira vez em mais de três anos como parte de um aperto mais amplo da política monetária historicamente fácil. Os mercados agora estão precificando cinco aumentos nas taxas de juros em 2022, embora a expectativa de longo prazo para as taxas seja pouco alterada.
Europa: Os mercados europeus recuaram nesta sexta-feira, com as ações globais encerrando uma semana de extrema volatilidade após a reunião de política monetária do Federal Reserve dos EUA.
Ásia: Os mercados asiáticos fecharam mistos nesta sexta-feira, após uma sessão volátil em Wall Street, onde os investidores reagiram aos comentários do Federal Reserve e dos dados do PIB dos EUA.
—
Disclaimer: Este material foi elaborado e distribuído pela Topo Investimentos para uso do destinatário original, e tem como objetivo informar os investidores, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários.
Fonte: bloomberg, infomoney, estadão, tcmover, broadcast, brazil journal e valor econômico