Pessoa jurídica é uma entidade (empresa, sociedade, organização) com direitos e obrigações distintos aos da pessoa física. Na hora de investir, os direitos e obrigações de quem é pessoa jurídica também são diferentes.
As diferenças burocráticas podem ser significativas e variar de acordo com as regulamentações do setor e também com o tipo de investimentos escolhido. Veja aqui algumas diferenças
- Documentação: para investir como pessoa jurídica, é necessário apresentar documentos específicos, como contrato social, CNPJ e outros. Para se ter uma ideia, a pessoa física precisa apresentar outros tipos de documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e outros.
- Perfil de investidor: algumas aplicações financeiras exigem que o investidor preencha um questionário para determinar o nível de risco que está disposto a assumir. Esse perfil pode ser mais ou menos restritivo em comparação a pessoa física.
- Tributação: as empresas podem estar sujeitas a diferentes alíquotas de imposto de renda e contribuições sociais.
- Limite de investimento: alguns investimentos possuem limites diferentes quando acessados por pessoas jurídicas.
- Regulamentação: algumas aplicações financeiras também possuem regulamentação específicas, como debêntures. Essas normas podem restringir ou amplificar o acesso ao investimento.
Além dessas questões, é importante levar em conta a liquidez e o risco. A equipe da TOPO Invest está preparada para auxiliar você e sua empresa em todas as etapas de análise e decisão com relação ao investimento a ser feito!