Trader, Bull market, Player: um guia para entender as gírias do mercado financeiro

12 de abril de 2023

Se você não trabalha no mercado financeiro, as palavras do título podem parecer de outro planeta. Para quem é da área, porém, elas ajudam a simplificar o dia a dia.

Os jargões do mercado financeiro representam conceitos complexos, como instrumentos financeiros, estratégias de investimento e indicadores econômicos. As expressões são criadas para ajudar na comunicação com outros especialistas de forma clara e eficiente.

Neste artigo a gente apresenta algumas palavras e expressões utilizadas na área:

→ Alavancagem financeira: é uma técnica utilizada por empresas e investidores para aumentar o potencial de lucro a partir de capital emprestado. Essa estratégia também envolve riscos, já que o aumento do capital emprestado também significa um aumento no endividamento e nos custos financeiros associados.

→ Benchmark: a tradução mais rápida seria “referência”. Um benchmark é utilizado para avaliar o desempenho de um investimento. É comum utilizar índices de mercado, como o Ibovespa no Brasil ou o S&P 500 nos Estados Unidos.

→ Bear market: ocorre quando os preços das ações estão em queda e há uma tendência geral de baixa no mercado.

→ Bull market: ao contrário do Bear Market, o Bull Market, ocorre quando os preços das ações estão subindo e há uma tendência geral de alta no mercado.

→ Hedge cambial: é uma estratégia de gestão de risco utilizada por empresas e investidores para proteger seus ativos financeiros contra flutuações no mercado de câmbio. 

→ Insider trading: Negociação baseada em informações privilegiadas

→ IPO: sigla de “Initial Public Offering”, que significa oferta pública inicial. É quando uma empresa entra na bolsa de valores, permitindo que o público em geral possa investir e comprar ações da empresa.

→ Player: indivíduo ou instituição que opera no mercado financeiro e participa ativamente das negociações de ativos financeiros, como ações, moedas e commodities. 

→ Stop Loss: é uma ordem de venda automática. Ela é acionada quando o preço de uma ação ou outro ativo financeiro atinge um valor que indica prejuízo em comparação ao preço de entrada. A ordem de venda é acionada para evitar perdas.

→ Stop Gain: Stop Gain também é uma ordem automática. Ela é acionada quando o preço de um ativo atinge um determinado valor de lucro pré-definido pelo investidor. Com isso ele garante seus ganhos antes que o mercado possa se mover contra ele. 

→ Trader: é o especulador na Bolsa de Valores. Essa pessoa está interessada em buscar oportunidades a partir das oscilações do mercado.

 

Leia mais

Posts relacionados

Fundos de investimentos: Diversificação automática da carteira

Fundos de investimentos: Diversificação automática da carteira

Os fundos de investimentos são uma alternativa prática e segura de investir em vários ativos ao mesmo tempo – tornando esta uma das melhores modalidades para quem está começando. Eles funcionam como uma espécie de "condomínio financeiro", no qual diversos investidores...