“Sempre desconfie de rendimentos que prometem duplicar ou triplicar o seu investimento em curto prazo”

28 de abril de 2023

Entra ano, sai ano, as pirâmides financeiras seguem fazendo vítimas. Trata-se de um modelo de “negócio” que promete retornos altos, garantidos e rápidos. O lucro é gerado a partir da adesão de novos investidores, criando uma falsa sensação de sucesso. Quando a proposta entra em colapso, os organizadores desaparecem com o dinheiro investido pelos participantes, deixando centenas e até milhares de pessoas no prejuízo.

A melhor forma de não cair nesse esquema fraudulento é se informar a respeito. Para explicar sobre o tema, conversamos sobre o tema com Jorge Parísio, um dos fundadores e diretor executivo da TOPO Invest.

1. O que é a pirâmide financeira e como se proteger desse tipo de proposta?

Há muito tempo se fala nas pirâmides financeiras. O nome já fala por si: pirâmide financeira é um esquema que busca a entrada de novos investidores fazendo com que as pessoas que começaram tenham lucros. Em algum momento, porém, vai haver uma ruptura pois quando não há novos entrantes a pirâmide desmorona. Sempre desconfie de rendimentos que prometem duplicar ou triplicar o seu investimento em curto prazo. Se nós temos uma Selic a 1% ao mês, como alguém vai garantir um investimento na casa de 8, 9 ou 10%? É uma promessa que não para em pé.

2. Como se proteger contra esquemas de pirâmide e outros tipos de fraudes?

Para se proteger, é fundamental saber se você está sendo atendido por profissionais credenciados, regulados e fiscalizados. Para isso, observe se a rentabilidade que te oferecem é compatível com o mercado. Se ela for mais alta do que a praticada pelo mercado, ligue o alerta vermelho. Consulte também o CNPJ dessa pessoa ou empresa no site da CVM [Comissão de Valores Mobiliários] ou do Banco Central para saber se ela é registrada. Além disso, só se oferece um investimento para o cliente depois de uma entrevista prévia para saber qual o perfil dessa pessoa, se ela entende de mercado, se já tem investimentos, etc.Esses são critérios fundamentais para a gente entregar qualidade, segurança e, acima de tudo, transparência pro cliente.

3. Quais são as consequências para os investidores e organizadores envolvidos nesse tipo de esquema?

Jamais devemos entrar em tentação quando alguém nos oferece investimentos com alta rentabilidade. Qualquer valor muito acima do praticado no mercado, desconfie. Hoje, a pirâmide financeira é um crime contra a economia popular que gera de 6 meses a dois anos de detenção, além de multa.

4. E em caso de suspeita de golpe, o que deve ser feito pelo investidor?

Se você tiver caído em um golpe, junte a maior documentação que você tiver: comprovante de depósito, conversas por email, mensagens de whatsapp. Tudo isso vai ajudar você a se proteger. Em seguida, abra um boletim de ocorrência. Isso pode ser feito de forma online pela Polícia Civil do seu estado, sem que você precise se deslocar até uma delegacia. Faça também uma denúncia ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. Esses registros também podem ser feitos de forma eletrônica e anônima. Isso não é garantia de devolutiva, mas você está no caminho para que essa pirâmide seja paralisada.

Leia mais

Posts relacionados

Fundos de investimentos: Diversificação automática da carteira

Fundos de investimentos: Diversificação automática da carteira

Os fundos de investimentos são uma alternativa prática e segura de investir em vários ativos ao mesmo tempo – tornando esta uma das melhores modalidades para quem está começando. Eles funcionam como uma espécie de "condomínio financeiro", no qual diversos investidores...