Ações
Nossos serviços
Investir em ações nada mais é do que comprar fração do capital social de empresas, ganhando o direito de participação na sociedade do negócio. Estas ações são títulos que tornam você sócio de uma empresa, assim garantindo também o direito sobre ativos e resultados financeiros, sendo eles positivos ou negativos.
As compras de ações são baseadas em um possível retorno, sendo assim, os investidores visam empresas com maior potencial de sucesso, utilizando como principal critério a valorização dos papéis. De modo prático, quem investe em ações assume o mesmo risco de um empreendedor que abre seu negócio, ou seja, se a empresa for bem, o retorno pode ser igual ou superior ao esperado. No entanto, se a empresa for mal, o investidor pode ter prejuízos e perder uma parte ou todo o capital investido.
E quem pode investir? Qualquer pessoa, seja ela jurídica ou física, de maneira direta e individual ou comprando cotas de fundos de investimento focados em renda variável.
Como se ganha dinheiro com ações?
Investindo em ações, é possível ganhar dinheiro de duas maneiras:
- Ganho de capital: diferença positiva entre o valor de venda e o preço de compra de uma ação;
- Proventos: remuneração variável que incluem dividendos, juros sobre capital próprio e bonificações.
Os ganhos de capital podem ser muito maiores do que a rentabilidade usual dos títulos de renda fixa, permitindo ao investidor construir um patrimônio sólido em longo prazo. Já os dividendos são uma parte do lucro líquido da empresa que pode ser distribuída entre os acionistas ou ainda, retida para financiar seu crescimento, de forma proporcional à quantidade de ações.
Quais são as principais estratégias de investimento em ações?
Existem duas principais estratégias de investimento em ações, sendo elas em curto prazo e em longo prazo. A primeira opção foca em ganhos rápidos e estratégias especulativas, já a segunda tem como objetivo, construir patrimônio em longo prazo, compondo uma carteira sólida.
Mesmo sem muita experiência com investimentos, todos devem imaginar que as táticas de curto prazo são as mais arriscadas, como o famoso “day trade”, que consiste na compra e venda de ações em um mesmo dia como objetivo de lucrar na diferença de valor. No entando, existem os investidores que buscam formas consistentes de enriquecimento na bolsa, preferindo adquirir ações de empresas com resultados a longo prazo e gestão confiável. Os investidores de longo prazo defendem alguns metódos, entre eles:
- Análise fundamentalista: leva em conta os fundamentos do negócio, partindo de demonstrativos contábeis, qualidade da gestão e fatores macro e microeconômicos para determinar as ações mais promissoras;
- Value Investing: busca determinar o valor real da ação, usando a análise fundamentalista para identificar ações subavaliadas e com alto potencial de valorização para incluir na carteira;
- Buy and Hold: consiste em comprar ações de empresas sólidas e segurá-las pelo máximo de tempo possível, para que atinjam todo o seu potencial de valorização e gerem mais retorno em longo prazo.
Agende uma conversa agora mesmo
Ficou interessado em investir? Entre em contato com a equipe TopoInvest para que possamos encontrar o investimento ideal para você.