O que é e como funciona o Fundo Multimercado

8 de janeiro de 2022

O Fundo Multimercado é o tipo de investimento cuja política envolve vários fatores de risco. Indicado para quem gosta de distribuir seu capital nas diferentes alternativas oferecidas pelo mercado financeiro.

Esse tipo de aplicação agrada quem gosta de ter uma carteira variada e não tem problemas em ariscar na hora de investir.

A renda fixa, câmbio, ações de empresas, derivativos e outros ativos podem compor o chamado fundo multimercado.

Sendo eles veículos que apresentam maior liberdade para alocação, podendo investir em diversos ativos como títulos públicos, títulos privados, moedas, ações e derivativos, entre outros.

Devido ao seu caráter mais complexo, quando comparado às outras classes, o Fundo Multimercado requer um conhecimento mais aprofundado por parte do investidor sobre o produto.

 

O que é um fundo multimercado?

Esse fundo é uma aplicação que tem como um dos principais atrativos a liberdade de investimento.

Isso ocorre devido a ser composto por diferentes ativos, podendo mesclar investimentos diversos, como ações, CDBs, títulos públicos ou privados, câmbio e derivativos.

O Fundo Multimercado visa diversificar a carteira do cliente, com o intuito de atingir uma rentabilidade maior. Em contrapartida, tem, em geral, um maior risco, já que está atrelado às oscilações do mercado.

Com isso, para que o investidor tenha uma rentabilidade satisfatória, é importante que o dinheiro seja confiado a um gestor competente.

 

Como funciona o fundo multimercado?

Além da possibilidade de variar os ativos, os fundos multimercados possuem um diferencial quanto ao seu funcionamento na hora de escolher e gerir o capital investido.

Nesse tipo de fundo, você não tem uma participação ativa, ou seja, não é você quem cuidará dos investimentos, mas sim um gestor especializado que ficará responsável por aplicar o seu dinheiro depois de analisar quais são os melhores ativos de acordo com a estratégia do fundo.

Mesmo depois que o dinheiro é aplicado, o gestor ainda tem a liberdade de mudar a composição dos investimentos, conforme as mudanças que podem acontecer no cenário econômico. Tudo para buscar o melhor portfólio.

Leia mais

Posts relacionados

Fundos de investimentos: Diversificação automática da carteira

Fundos de investimentos: Diversificação automática da carteira

Os fundos de investimentos são uma alternativa prática e segura de investir em vários ativos ao mesmo tempo – tornando esta uma das melhores modalidades para quem está começando. Eles funcionam como uma espécie de "condomínio financeiro", no qual diversos investidores...