2023 foi marcado por desafios significativos dentro do cenário financeiro, desde as incertezas com relação às políticas do novo governo até as implicações da redução da Taxa Selic. De toda forma, a economia demonstrou sua força e a Bolsa de Valores fechou o ano com saldo positivo – e boas expectativas para 2024.
Nesse texto você encontra um balanço de como o mercado se comportou e as perspectivas para o futuro. Afinal de contas, com boas informações é possível antecipar tendências e oportunidades que moldarão o cenário financeiro no próximo ano.
- Políticas governamentais: O cenário do mercado financeiro em 2023 foi desafiador, principalmente em função das políticas econômicas implementadas pelo novo governo. Os investidores precisaram estudar o cenário para se antever às perspectivas que se desenhavam sob a nova gestão. Após um ano de novidades, já é possível prever como a pasta será gerida em 2024.
- Redução da Taxa Selic: No ano passado, a Taxa Selic (a taxa básica de juros da economia brasileira) passou de 13,75% para 11,75%. A tendência para 2024 é manter essa redução, que tem como objetivo diminuir a oferta de dinheiro e apoiar o processo de desinflação. Essa propensão trouxe a necessidade de pensar novas estratégias de investimento, especialmente na renda fixa.
- Avanço da Bolsa no 2⁰ semestre: O ano termina com um balanço positivo da Bolsa de Valores brasileira. Analistas destacam que esse cenário foi impulsionado principalmente por dois fatores: cortes nas taxas de juros e bons resultados corporativos. O Ibovespa (indicador do desempenho médio das ações negociadas no Brasil) teve uma valorização de 15% em 2023. Um ótimo resultado para entrar no próximo ano com o pé direito.
- Oportunidades de investimento em várias modalidades: Apesar da perspectiva de redução gradativa na Taxa Selic, os juros seguirão altos e trarão bons retornos para quem investe em renda fixa. O ano também é propício para investimentos de risco, incluindo os fundos de renda variável global, uma vez que a tendência é de diminuição dos juros no exterior.
Gostamos sempre de enfatizar que investir no mercado financeiro é uma jornada desafiadora e nem sempre lógica. Por isso, a importância do acompanhamento de profissionais como os assessores da TOPO Invest que dominam todas as complexas variáveis do mercado. Desde 2022, um ano de receios, adotamos uma estratégia mais ousada com risco calculado. Quem confiou no nosso trabalho e competência obteve um retorno acima da média: geramos um ganho de 18,54% acima do Ibovespa e 20,72% acima do CDI.
Para o próximo ano, invista em quem se preparou para 2024 e tem as melhores credenciais para potencializar as chances de alcançar seus objetivos financeiros. TOPO Invest: gente que sabe o que faz cuidando de gente que sabe o quer!